A CT-GaMe, Certified Tester - Game Testing, foca na compreensão e habilidades necessárias para produzir e gerenciar testes de todos os níveis, em projetos de jogos. Ela cobre os conceitos básicos de testes para jogos, bem como em determinar os riscos e objetivos para software de jogos. Ela inclui conceitualmente a modelagem, implementação e execução de testes de software de jogos, nas abordagens para testes de jogos (Mecânica de Teste de Jogos, Teste de Som, Teste de Gráficos, Regionalização) e de ferramentas apropriadas.
Ficha do Exame
Pré-requisitos: possuir a certificação CTFL
Idioma: Língua Portuguesa (Brasil)
Número de questões: 40
Tipo de questões: múltipla escolha
Tempo de Exame: 60 min (estrangeiros: +25%)
São acrescidos ao tempo de prova, 5min para preenchimento dos dados do candidato, e 10min para preencher a folha de respostas com as questões corretas.
Pontuação: 40 pontos (1 ponto por questão)
Aprovação: mínimo de 65% de acertos ou 26 pontos
Distribuição das questões e pontuações:
Capítulo | Questões | Pontuação |
1 | 4 | 4 |
2 | 6 | 6 |
3 | 7 | 7 |
4 | 8 | 8 |
5 | 5 | 5 |
6 | 5 | 5 |
7 | 5 | 5 |
Material de Estudo Examinável
Syllabus
Glossário de Termos
https://glossary.istqb.org
(na língua portuguesa com extração para leitura offline)
Material Não Examinável
EM BREVE
Preço do Exame Presencial
Clique na Modalidade de Exame para conhecer os valores:
Modalidades de Exame
Acadêmico, Empresarial, Nacional e Online
(o preço do exame varia conforme a modalidade)
Valores da Certificação
É esperado que a pessoa certificada esteja apta a:
- Descrever os conceitos básicos e testes de software de jogos;
- Determinar os riscos, objetivos e requisitos de software de jogo sob as necessidades e expectativas dos stakeholders;
- Conhecer conceitualmente a modelagem, implementação e execução de testes básicos de software de jogo;
- Conhecer as abordagens dos testes de software de jogo e seu propósito;
- Reconhecer as ferramentas de suporte ao teste de jogos;
- Determinar como as atividades de teste se alinham ao ciclo de vida de desenvolvimento de software e reduzem o custo de desenvolvimento e publicação de videogames.
Conteúdo programático
Cada capítulo necessita de um tempo mínimo de dedicação ao estudo ou treinamento. Este tempo está expresso em minutos e apresentado entre parênteses após cada capítulo abaixo.
- Características do teste de jogos (75 min): noções básicas, papéis típicos da equipe de desenvolvimento de jogos, atividades de teste durante o ciclo de vida de desenvolvimento;
- Testando a mecânica de jogos (180 min): mecânica de jogo, abordagens para testar a mecânica de jogo;
- Testes gráficos (165 min): princípios e conceitos de gráficos de jogos, abordagens para testar gráficos em jogos, execução de testes gráficos, ferramentas de suporte para testes gráficos;
- Teste de som (190 min): características do conteúdo sonoro em produto de jogos, tipos de defeitos no conteúdo sonoro, abordagens para testar o conteúdo sonoro em produtos de jogos, execução de testes de som, suporte de ferramentas para testes de som;
- Teste de nível de jogo (65 min): princípios e conceitos de projeto de nível de jogo, etapas e execução de testes de nível de jogo, ferramentas de suporte para testes de nível de jogo;
- Teste de controladores de jogo (95 min): princípios e conceitos de controladores de jogo, abordagens para testar controladores de jogos, ferramentas de suporte para teste em controladores de jogos.
- Teste de regionalização (155 min): princípios e conveitos de teste de regionalização, tipos de defeitos de regionalização e suas causas, abordagens e execução de testes de regionalização, ferramentas de suporte para testes de regionalização.